Noticias

Saídas de campo para recolha de biomassa

Ao longo dos meses de março a julho de 2024, foram realizadas diversas saídas de campo pela equipa do Projeto BioValChar. O objetivo principal foi recolher e triturar biomassa florestal residual para utilização nos ensaios de pirólise com o novo reator piloto desenvolvido no projeto.

As biomassas em que o foco do trabalho está concentrado são acácia, tojo, giesta e cana. Estas biomassas foram recolhidas de regiões diversas, como Cantanhede, Viseu e Aveiro. Após a recolha, as biomassas precisam ser trituradas e secas, para estarem adequadas ao processamento.

Algumas imagens do trabalho da equipa realizado nas saídas de campo podem ser conferidas aqui: Álbum de fotos - Saídas de campo

Read more

Participação da equipa do Projeto BioValChar na 13ª ExpoFlorestal

2024-05-25

No dia 25 de maio de 2024, a equipa do Projeto BioValChar, formada pelo Prof. Luís Tarelho, Prof. Flávio Silva, e pelas alunas Márcia Santos, Carolina Morim e Catarina Marques, participou de uma ação de divulgação do projeto na 13ª ExpoFlorestal, realizada em Albergaria-a-Velha.

A participação consistiu em uma apresentação do projeto e dos resultados obtidos, intitulada "Desenvolvimento rural e Economia Circular aplicada às florestas".

A ExpoFlorestal, feira nacional da floresta, é um evento que se realiza em Portugal no segmento da indústria florestal, agrícola e de ambiente. Estão presentes as entidades de produção, transformação e comercialização de madeira e afins, os fornecedores de equipamentos, serviços e soluções tecnológicas, os clientes da indústria, as autarquias e também a sociedade civil, as escolas, corporações de bombeiros, associações de desenvolvimento e outras entidades públicas e privadas, interessadas numa floresta sólida e sustentável.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no link: https://expoflorestal.pt


Read more

Participação no progama "Biosfera" da RTP

2024-02-03

No dia 3 de fevereiro de 2024, foi ao ar na RTP o episódio "Valorizar subprodutos agrícolas", do programa Biosfera. O episódio de 26 minutos ilustra como a indústria agroalimentar gera uma grande quantidade de resíduos que geralmente são desperdiçados, e divulga três projetos de investigação científica que estão a criar conservantes e fertilizantes naturais a partir de subprodutos.

O investigador do Departamento de Ambiente e Ordenamento, e membro da equipa do Projeto BioValChar, Frank Verheijen, deu seu depoimento e apresentou seu projeto para o programa. As instalações do reator de pirólise utilizado no Projeto BioValChar também foram mostradas.

O episódio pode ser conferido a partir do link: https://www.rtp.pt/play/p12688/e745580/biosfera

Read more

Segundo ensaio de campo é realizado em Porto da Espada

2024-01-17

Na segunda quizena de janeiro de 2024, foi realizado o segundo ensaio de campo do Projeto BioValChar. Assim como no ensaio efetuado em Vilamar em outubro de 2023, este trabalho contemplou a aplicação de amostras de biochar produzidas a partir da pirólise de acácia a 550 ºC ao solo de Porto da Espada, no distrito de Portalegre. Este ensaio tem por objetivo avaliar o desempenho do biochar em um solo com características diferentes do anterior.

O solo e as características do sistema (temperatura, humidade e aspectos pluviométricos) serão avaliados periodicamente. Os resultados de desempenho do biochar serão comparados a amostras de controle, e servirão de complemento aos ensaios já realizados em laboratório e ao trabalho de campo anterior.

Este trabalho faz parte da Tarefa 5 do Projeto - "Desempenho do biochar de biomassa florestal residual como condicionador de solos".

Read more

Primeiro ensaio de campo é realizado em Vilamar

2023-10-14

No dia 14 de outubro de 2023 foi realizado o primeiro ensaio de campo do Projeto BioValChar. Amostras de biochar produzidas a partir da pirólise de acácia a 550 ºC foram adicionadas ao solo da freguesia de Vilamar, no município de Cantanhede.

A equipa formada pelo Prof. Dr. Luís Tarelho, Prof. Dr. Flávio Silva, e as alunas Carolina Morim, Márcia Santos e Catarina Marques, foi responsável pela execução do trabalho, que está inserido na Tarefa 5 do Projeto - "Desempenho do biochar de biomassa florestal residual como condicionador de solos".

O solo será avaliado periodicamente, assim como as características do ambiente, como temperatura, humidade e dados pluviométricos da região. Os resultados de desempenho do biochar serão comparados a amostras de controle, e serão importantes complementos aos ensaios já realizados em laboratório.

Read more

Reunião de acompanhamento do projeto

No dia 21 de julho de 2023, ocorreu a reunião de acompanhamento do Projeto BioValChar, referente ao segundo ano de projeto.
Foram apresentados e discutidos os resultados parciais obtidos até o momento, e planeadas as próximas etapas a se realizarem.

Read more

Visita de Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

Na primeira semana de julho de 2023, a equipa do Projeto BioValChar recebeu a visita do Professor Doutor Carlos Pérez Bergmann, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Read more

1º Seminário BioValChar - Gestão e valor da biomassa em espaços rurais: Biochar como vector de Economia Circular

O 1º Seminário vinculado ao Projeto BioValChar aconteceu no dia 14 de junho de 2023, no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

Read more

Realização de seminário no âmbito do projecto BioValChar

2023-04-17

No dia 14 de junho de 2023, será realizado o 1º seminário no âmbito do projecto BioValChar, intitulado "Gestão e valor da biomassa em espaços rurais: Biochar como vector de Economia Circular". O evento contará com duas sessões e visita aos laboratórios.

  • Sessão 1: Produção de biochar a partir de biomassa residual - o que sabemos e o que nos desafia
  • Sessão 2: Aplicação de biochar em solos agrícolas/florestais - boas práticas de boas perguntas


Read more

Projeto BioValChar é divulgado em visita de alunos à Universidade de Aveiro

2023-03-09

No dia 09 de março de 2023, a Universidade de Aveiro recebeu a visita de alunos do 8º ano do Colégio Santa Maria de Lisboa, e o Departamento de Ambiente e Ordenamento apresentou os laboratórios e as atividades desenvolvidas, incluindo a divulgação do Projeto BioValChar.
Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar um experimento de pirólise, e participar de atividades dinamizadas pelo Professor Dr. Luís Tarelho, coordenador do projeto, Dr. Flávio Silva, vice-coordenador, e pelas bolseiras Márcia Santos e Carolina Morim.

Read more

UAOnline publica conteúdo alusivo ao projecto BioValChar e sua relevância na prevenção de incêndios

2022-12-07

A Universidade de Aveiro publicou em seu site, na última segunda-feira, uma notícia a cerca do Projecto BioValChar e sua importância no âmbito da prevenção de incêndios florestais. O tema ganha ainda mais destaque neste período de cenário adverso quanto aos incêndios florestais.

Read more

Reunião de arranque do projeto

2021-07-07

No dia 7 de Julho teve lugar, na Universidade de Aveiro, a reunião de arranque do projecto. O coordenador apresentou à equipa os objectivos, a metodologia e as regras gerais para a execução dos trabalhos. Estiveram presentes todos os membros da equipa, incluindo as empresas parceiras e colaboradores.

Read more

Pergunte a um cientista do CESAM – o que é e para que serve o biochar?

A rubrica “Pergunte a um cientista do CESAM” - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro (UA) desta semana incide sobre o biochar, material carbonizado produzido por pirólise de biomassa usado como fertilizante do solo. A pergunta foi feita por Simão Ribeiro. A resposta é assinada pelo docente Luís Tarelho e pelo investigador Flávio Silva, do Departamento de Ambiente e Ordenamento e CESAM, especialistas em tecnologia ambiental e em produção e novas aplicações do biochar.

Read more